quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eu li: Fazendo meu filme e o Livreiro de Cabul

Bom, estou de volta com o assunto mais recorrente aqui no blog: livros. To até pensando em definir isso aqui como um blog de livros... haha. Brincadeira, isso aqui não é nem metade do que deveria ser um blog de livros.

Lembram que eu tinha ganhado o livro Fazendo meu filme no blog da Lia? Então, eu o li em fevereiro, mas só agora eu percebi que ainda não tinha postado sobre ele.

Fazendo meu filme 1 - Paula Pimenta
Este livro é sobre a Fani, uma menina de 16 anos. Tudo muda na vida dela quando surge a possibilidade de fazer um intercambio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. No decorrer dos capítulos você vai ver como ela vai ficar dividida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor ou se aventurar em outro país e assim mergulhar em mundo cheio de novas possibilidades...
Sinopse e imagem: www.fazendomeufilme.com.br

Eu adorei este livro. A Fani é uma garota muito parecida conosco (naquele idade é claro) e com as nossas amigas. A história se torna muito interessante porque a autora é brasileira, e tudo se passa aqui no Brasil. Então será muito fácil você se identificar com os programas e os dilemas da adolescente. É tudo muito atual, tem msn, filmes recentes, enfim. Outra coisa interessante pra quem também adora filmes (Oi?) é que cada capítulo a autora abre com uma citação ou passagem de algum filme, que geralmente está ligada ao tema do que vai acontecer naquele capítulo. É um livro adolescente, mas que vale para a leitura das mais velhas também.
No site do livro dá para encontrar as listas de filmes prediletos da Fani, descrições dos personagens, músicas que a Fani adora e deixar seu depoimento. Além de poder saber mais sobre a autora e em quais redes sociais ela está! (eu a sigo no twitter @paulapim).
Já tem o Fazendo meu filme 2 Fani na terra da Rainha, mas eu ainda não li (alguém ai quer me dar de presente?) e em outrubro a Paula Pimenta lança o Fazendo meu filme 3!


O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad
Campeão nas listas de mais vendidos em todo o mundo, traduzido para quarenta países, O livreiro de Cabul foi considerado pela crítica um dos melhores livros de reportagem sobre a vida afegã depois da queda do Talibã. Após conviver três meses com o livreiro Sultan Khan, em Cabul, a jornalista norueguesa Åsne Seierstad compôs este retrato das contradições extremas e da riqueza daquele país. Por mais de vinte anos, Sultan Khan enfrentou as autoridades para prover livros aos moradores de Cabul, e assistiu aos soldados talibãs queimarem pilhas e pilhas de livros nas ruas. Por meio de uma narrativa envolvente, Åsne Seierstad dá voz à família Khan, apresentando ao leitor uma coleção de personagens comoventes que reflete as contradições do Afeganistão.
Sinopse e imagem: Editora Record

Eu também ganhei esse livro, em dezembro da minha amiga secreta do blogueria, demorei pra ler, estava na fila (porque eu sou preguiçosa, devia ler mais).
O livro é muito bom, primeiro porque sua narrativa vem em forma de reportagem, então a autora te situa, conta a história do país e de alguns acontecimentos importantes no meio das histórias de seus personagens. O Oriente é lugar fascinante e o livro te dá possibilidades de saber mais sobre essa cultura diferente. Confesso que é um tanto triste saber de algumas coisas, principalmente com relação às mulheres do país. Pra nós ocidentais é muito difícil enxergar certos modos de agir das mulheres orientais, mas é cultural e isso também é bonito. Ver como eles preservam sua cultura e passam aos mais novos é bonito.
Eu indico, principalmente pra quem gosta de conhecer novas culturas e um pouco de história mundial.

E claro, pra não parar por aí, eu já engatei uma outra leitura. Logo venho contar.

Bjokas

3 comentários:

  1. tô doida pra ver o fazendo meu filme, mas sempre acabo comprando outro. :(

    ResponderExcluir
  2. adoro livros de adolescente heehe
    acho q nunca deixarei de ser uma!!! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei, não conhecia nem um nem o outro, mas o que despertou meu interesse mesmo foi "O livreiro de Cabul", se não fosse uma pilha de livros a espera de leitura em casa, comprava logo este para ler, mas vai ter q ficar na lista!

    Adorei a dica Gi
    bjão

    ResponderExcluir

Obrigada e volte sempre