sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

De volta, e os livros que eu li

O último post foi uma despedida de 2009 e esse dá boas vindas a 2010!

Meu final de ano foi ótimo, passei um mês em casa de férias do trabalho, só curtindo minha família e ficando de perna pro ar. Foi bom enquanto durou, mas....... a rotina já voltou ao normal! Agora o negócio é trabalhar e me preparar para mais um ano de muita luta e de noites mal dormidas.

Bem que o tempo que eu passei em casa eu poderia ter aplicado mais nas leituras, mas não deu e em dezembro eu li só 1 livro :(

Olhe outra vez (Lisa Scottoline) - Ellen Gleeson recebe pelo correio um cartão com a foto de uma criança perdida e quase joga fora. Mas ela olha outra vez e entra em pânico: a criança da foto é idêntica ao filho que adotou legalmente. Como se estivesse vivendo um pesadelo, ela se pergunta: será que a criança da foto é o seu filho? Ellen resolve investigar, e a verdade vai mudar sua vida.
Sinopse: Globo Livros



Eu vi no blog da Ana a indicação desse livro e cheguei a pedir de presente no amigo secreto, mas comprei antes mesmo de saber se iria ganhá-lo. A história é linda, emocionante. Me fez chorar mais de uma vez, e tem uma boa dose de suspense.
Eu não sou mãe e mesmo assim me senti revoltada com alguns acontecimentos, e imagino que alguém que seja mãe possa chorar muito mais do que eu com essa história. Ficava imaginando o que lia como cenas e acho que daria um bom filme também. Adorei.

Em novembro, como comentei aqui e no twitter, eu li o livro do Caco Barcellos
Abusado - Para se entender toda essa violência urbana instalada no Rio de Janeiro, é necessário compreender como pensam e como agem os criminosos que impõem o terror na cidade. ABUSADO, livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante carioca) - sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) -, temos um retrato histórico da ocupação do morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa no Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.
Sinopse: Editora Record

Esse livro me deixou muitas marcas. É uma narrativa muito boa, não posso dizer que é a melhor história que já li. É sobre tráfico, armas, morte, drogas, uma vida sem rumo, e na minha concepção nada disso pode ser considerado bom. Mas como narrativa, como livro, é o meu eleito. Passei a enxergar o tráfico e a violência de uma outra forma, porém, ressalto, continuo a achar as duas coisas das mais cruéis possíveis na terra. Mas nem de tudo podemos fugir. É um belo tapa na cara da sociedade brasileira, mostrando um mundo que em nada se parece com o que vivemos e principalmente com o que é retratado na televisão. A narrativa te prende e você não quer mais largar o livro, foram 554 páginas lidas em apenas uma semana.
Antes disso eu ja admirava o Caco Barcellos, agora admiro mais ainda.

E agora em janeiro eu comecei a ler "Orgulho e Preconceito" da Jane Austen, que ganhei de presente de aniversário do marido. É uma versão hiper chique bilingue. Tá bom, eu ainda não sei ler em inglês, mas no futuro vai servir pra eu treinar, não é?

Li somente 9 livros o ano todo (que eu me lembre), pouquíssimo. Será que em 2010 eu aumento essa lista? Pela quantidade que tem pendente em casa ainda, dá pra aumentar sim. Vou trabalhar nisso.

Bjokas

4 comentários:

  1. que bom que você gostou do olhe outra vez! :D

    ResponderExcluir
  2. Muito boas suas indicações de livros...
    Preciso começar a ler +, perdi o hábito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. gisa!!! gostei das resenhas do livro... adoro ler!!!
    linas ferias o "Tem ALguem Aí?" da Marian Keyes... msm autora de melancia! ADOREI! ele começa meio parado, mas dps fica ótimo!!

    beijocasssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. olhe outra vez daria um bom filme mesmo, nem tinha pensado nisso! hehe

    ResponderExcluir

Obrigada e volte sempre